RN LANÇA PORTAL PARA POPULAÇÃO OPINAR SOBRE AÇÕES DO GOVERNO.

Através da ferramenta, cidadãos poderão sugerir caminhos para a administração pública

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), colocou à disposição da população do Estado mais uma ferramenta para que os cidadãos possam se manifestar e sugerir caminhos para a administração pública. Como parte do projeto de Modernização da Gestão Pública do Governo do RN, o Portal Governança Inovadora permite aos potiguares responder perguntas como: Se você fosse o Governador do Estado, qual seria a sua primeira ação para melhorar a vida da população do Estado? Como você vê o Rio Grande do Norte daqui a 20 anos? Você acha que sua vida vai melhorar?

O portal Governança Inovadora é uma ferramenta virtual que vai reunir todas as informações sobre o projeto de Modernização da Gestão Pública e é também um espaço de exercício da transparência e do diálogo do Governo com a sociedade, ou seja, é um canal aberto para ouvir o que a população espera do Estado. Uma das peças mais importantes do portal é a pesquisa interativa na qual todos os potiguares terão a oportunidade para dizer como veem o Rio Grande do Norte hoje e o que esperam dele pelos próximos 20 anos.  O projeto tem o apoio do Banco Mundial via programa RN Sustentável.

O projeto de Modernização da Gestão Pública no Rio Grande do Norte é uma iniciativa inédita do Governo e abrange as áreas de planejamento estratégico, estrutura organizacional e processos. Mais de 100 servidores estão sendo capacitados nesses três eixos. O projeto também concluiu entrevistas com todos os 55 secretários e diretores de órgãos da Administração Direta e Indireta sobre o modelo de trabalho e a estrutura das pastas.

A sociedade civil organizada foi convocada a participar opinando, sugerindo e apontado as principais demandas que o Governo tem pela frente. Esse diagnóstico vai contribuir para que, ao final do processo, os resultados tragam benefício para a sociedade. Nos grupos focais, o Governo discutiu infraestrutura e logística; produção; desenvolvimento econômico; políticas sociais; gestão e desenvolvimento sustentável. Entre as entidades convidadas contribuíram para o debate Sinduscon, Fetarn, Fiern, CDL, ABIH, Sebrae, Fecomercio, Cosern, Inframérica, CBTU, DNIT, Capitania dos Portos, entidades de ensino superior de Natal e das cidades polo do Estado, além de organizações religiosas e secretarias de Estado.

O projeto de Modernização da Gestão Pública também reuniu todas as consultorias contratadas pelo Governo em 2015 para realinhar as diretrizes de cada trabalho.

Para o secretário de Planejamento e Finanças do RN, Gustavo Nogueira, o portal Governança Inovadora vem ao encontro da nova mentalidade desenvolvida pelo Governo do Estado, direcionado para o diálogo e com a participação cada vez maior da sociedade. “O portal Governança Inovadora é o exercício do diálogo e da transparência. O cidadão é o próprio Governo, o que significa mais responsabilidade. No Brasil, é preciso transformar estados que gastam errado e oferecem pouco em Governos que gastem corretamente e ofereçam mais à sociedade”, afirmou

Fonte: Site do PSD.

PUBLICIDADE



//

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
ESTAMPARIA 2F ARTIGOS PERSONALIZADOS

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE