CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM GALINHOS/RN.


Na última sexta-feira a Secretaria Municipal de Educação realizou a Conferência Municipal de Educação em Galinhos/RN.

Essa conferência teve como intuito discutir e votar as metas para o Plano Municipal de Educação - PME, professores, funcionários, alunos, pais de alunos e lideranças politicas participaram dessa conferência. A conferência foi muito proveitosa.

O plano municipal tem que seguir algumas especificações nacionais, através do Plano Nacional de Educação.

O Secretario de Educação Elson Cabral deu início aos trabalhos lendo o plano Nacional de Educação após a formação da mesa onde estavam representantes de toda comunidade escolar e  lideranças politicas.


No período da Manhã o representante da CUT José Teixeira palestrou para todos os presentes e aproveitando a oportunidade lançou em primeira mão um campanha permanente da CUT contra o racismo, algumas camisas da campanha foram distribuídas entre os presentes e todos vestiram a camisa contra o Racismo no Trabalho e Na Vida.




Após a palestra grupos foram formados e distribuídos algumas metas, onde os componentes discutiram na necessidade de melhorias e logo após apresentada a todos para votarem se permanecia o original ou a modificação e adendos. Após todos os grupos se apresentarem o secretário de educação Elson Cabral deu por encerrado a Conferencia Municipal de Educação.


Representantes do Sindicato dos Professores - Nazareno e Araújo.


 

Entenda mais sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Municipal de Educação (PME):

Texto do MEC.

O Plano Nacional de Educação (PNE) recém-aprovado tem características que o tornam diferente dos planos anteriores. Uma das diferenças é que esse PNE é decenal por força constitucional, o que significa que ultrapassa governos. Além disso, tem vinculação de recursos para o seu financiamento, com prevalência sobre os Planos Plurianuais (PPAs), e, também por força de lei, cumpre a função de articular o Sistema Nacional de Educação em regime de colaboração. O amplo e democrático processo de debate, que começou na Confederação Nacional de Educação (CONAE) 2010 e culminou com sua aprovação pelo Congresso Nacional, reforça o caráter especial desse PNE.

Devemos comemorar esse momento, mas ainda temos uma grande tarefa pela frente. O Brasil agora depende da elaboração ou adequação dos Planos dos 26 estados, do Distrito Federal e dos 5.570 municípios ao novo PNE. Não se trata apenas de uma exigência legal; sem planos subnacionais formulados com qualidade técnica e participação social que os legitimem, o PNE não terá êxito. Os Planos Estaduais de Educação (PEEs) precisam ser imediatamente produzidos, debatidos e aprovados em sintonia com o PNE. 

E os Planos Municipais (PMEs), da mesma maneira que devem ser coerentes com o PNE, também devem estar alinhados aos PEEs dos estados a que pertencem. Para o cidadão, o PNE e os planos de educação do estado e do município onde ele mora devem formar um conjunto coerente, integrado e articulado para que seus direitos sejam garantidos e o Brasil tenha educação com qualidade e para todos.

A Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o novo PNE, que agora é lei, estipulam que as metas nacionais, especialmente aquelas que dizem respeito às etapas obrigatórias da educação nacional, são responsabilidades conjuntas da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Considerando que as visões de políticas públicas e as soluções para os desafios educacionais são as mais diversas e que os Planos Municipais de Educação a serem elaborados ou adequados ao novo PNE e aos PEEs exigem compromisso e envolvimento de todos – sociedade e governos –, aqui serão sugeridas etapas de trabalho que podem contribuir nessa importante tarefa. Este Caderno de Orientações é parte de um conjunto de documentos do site Planejando a Próxima Década e tem o objetivo de promover apoio técnico ao trabalho dos Dirigentes Municipais, das equipes técnicas e das Comissões que se dedicarão a coordenar o trabalho em cada um dos 5.570 municípios do nosso país.

O Blog Galinhos Online Parabeniza a todos quem fazem a educação em Galinhos, temos que lutar para que essas metas sejam alcançadas.

PUBLICIDADE



//

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
ESTAMPARIA 2F ARTIGOS PERSONALIZADOS

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE