CAPACITAÇÃO DO PROBEC EM GALINHOS/RN.


Professores de Galinhos recebem capacitação para implantação do Probec.

O município de Galinhos é o primeiro no Brasil a receber a capacitação de professores de escolas públicas para implantação do Probec - Programa Brasileiro de Educação Cidadã. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Probec e a empresa Brasventos, com o apoio da Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação de Galinhos.


O primeiro dia de capacitação aconteceu nesta segunda-feira (04), na Câmara Municipal de Galinhos, reunindo mais de 30 docentes. Todos serão multiplicadores da Educação Cidadã, levando para seus alunos ensinamentos da Cartilha Cidadania A-Z, além da conscientização da importância da cidadania na vida de cada individuo.


Nesta segunda-feira, os professores assistiram a palestra do Juiz Jarbas Bezerra, um dos idealizadores do Probec, que apresentou o programa e a proposta de trabalho, além das pretensões para implantação de ações voltadas para cidadania no município.   A metodologia será criada pelos próprios professores. A ideia é que cada município, de acordo com sua realidade, trabalhe a cidadania de forma eficaz na educação dos seus estudantes.

A advogada Lígia Limeira, também idealizadora do Probec, fez uma palestra sobre a importância da Educação Cidadã e o papel fundamental da ação multiplicadora dos professores. 


Para Paulo Roberto, Coordenador da Brasventos, a parceria com o Probec faz parte dos compromissos da empresa no trabalho social em Galinhos. "O Probec é uma das ações que estamos investindo, assim como também em saneamento básico e aterro sanitário em Galinhos. A Brasventos não só tem preocupação em vender energia, mas também em proporcionar melhorias para comunidade", garante Paulo Roberto.

O Probec firmou parceria para implantação do programa nas escolas de outros municípios, como Parnamirim, Mossoró, Caicó, São Gonçalo do Amarante, entre outros.

No segundo dia de capacitação do Probec - Programa Brasileiro de Educação Cidadã, realizado no município de Galinhos nesta terça-feira (05), professores de escolas públicas planejaram metodologias para trabalhar ações de cidadania com os estudantes. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Probec e a empresa Brasventos, com o apoio da Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação de Galinhos.


Divididos em grupos, os professores criaram ações baseadas em: cordéis, paródias, músicas, redações, aulas temáticas, políticas assistencialista, exposições, jogos educativos, atividades lúdicas, teatro, contações de histórias, vídeos, tudo tendo a "Cidadania" como elemento principal.

Para professora Rejane Pereira Marques, da Escola Municipal Lírio do Vale, zona rural de Galinhos, a capacitação despertou propostas sobre a cidadania, que serão trabalhadas nas escolas. "Receber o Probec em nosso município é uma grande satisfação. É a realização de um sonho. São conceitos que a gente sempre percebeu a necessidade de ser trabalhado, mas na verdade o Probec despertou a forma de tornar esse sonho real. Vamos vestir a camisa e fazer esse programa acontecer e virar referência nacional", garante a professora.  

Entre os quatro grupos formados pelos professores, um chamou atenção apresentando a paródia "Caminho do Lixo" da música Mineirinho, do grupo Só Pra Contrariar, onde a letra trata da coleta seletiva e da conscientização ecológica.


Docente na Escola Municipal Rosa do Vale, no centro de Galinhos, Joselma Lima Caetano avalia a capacitação como um estímulo maior para educação dentro do tema da cidadania. "Acho a capacitação um momento ímpar. Ela já começou a fazer mudanças. Hoje, no segundo dia, já vejo transformação dos professores. Com o Probec, a gente sente que trabalhar a cidadania não é só perceber o resultado do aluno a curto prazo, mas ensinar para a vida", declara Joselma.


Para o Juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira, idealizadores e capacitores do Probec, os dois dias de capacitação em Galinhos foi o início da implantação do programa em escolas públicas e privadas no Rio Grande do Norte e em outros estados brasileiros.


No início desta semana, professores do município de Galinhos receberam uma capacitação do Probec - Programa Brasileiro de Educação Cidadã, realizado pelo Juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira, idealizadores e capacitores do programa. O objetivo é treinar os professores como multiplicadores da Educação Cidadã nas escolas públicas e provadas. A cartilha Cidadania A-Z é um dos elementos de trabalho para educar os estudantes sobre ensinamentos básicos de Cidadania.

Foram dois dias de palestras e oficinas. No final da capacitação, nessa terça-feira (05), diretores e professores representando as escolas públicas de Galinhos receberam cartilhas Cidadania A-Z, patrocinadas pela empresa Brasventos, para distribuição com os alunos.


Até o final de 2015 serão elaboradas várias ações para o uso da cartilha e trabalhos educativos sobre Cidadania. O Setembro Cidadão estará presente também em Galinhos este ano.


Para o Juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira, os dois dias de capacitação em Galinhos foi o início da implantação do programa em escolas públicas e privadas no Rio Grande do Norte e em outros estados brasileiros.

Fonte: Portal PROBEC.

PUBLICIDADE



//

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
ESTAMPARIA 2F ARTIGOS PERSONALIZADOS

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE