GALINHOS É DESTAQUE NA REVISTA DE BORDO DA AZUL LINHAS AÉREAS BRASILEIRAS.


COROADAS PELO VENTO

Entardecer na praia do Farol com visão para o parque eólico Galinhos - RN.
Principais representantes da região Norte potiguar, Galinhos e São Miguel do Gostoso formam uma dupla perfeita para os amantes de esportes aquáticos e guardam outras maravilhas. Deixe as praias de areias brancas, a boa gastronomia e o magnífico pôr do sol guiarem seu caminho

No litoral Norte potiguar é o vento que dita as regras. Ele controla as ondas do mar e decide o período de alta temporada para os esportes náuticos, que não coincide com nenhuma das quatro estações. O vento também marca os céus: nas dunas de Galinhos e nas proximidades de São Miguel do Gostoso, dois dos mais belos destinos da região, a paisagem é delineada pelos aerogeradores dos parques eólicos. As imponentes construções, de 100 metros de altura cada, não existiam até três anos atrás, mas agora despontam evidentes e dividem opiniões entre moradores e visitantes.


Ponta do Santo Cristo Passeio de bicicleta na Ponta do Santo Cristo.
Semelhantes à primeira vista, as cidadezinhas – distantes 90km pela beira da praia ou 170km por rodovia e estrada de terra – guardam tanto diferenças quanto pontos em comum. Muitos turistas concentram o roteiro em Gostoso e passam só um dia em Galinhos. Mas o local, com 2200 habitantes, merece bem mais do que isso. Para alcançá-lo, o visitante que vem da capital Natal precisa andar 160km e deixar o carro no estacionamento Pratagil. Dali, um barco o conduz à península, dona do mais belo pôr do sol da região. Para comprovar a máxima, basta uma caminhada na praia ou um passeio de charrete até o Farol das Almas, onde as boas-vindas se completam com um mergulho nas piscinas naturais que se formam mornas e rasas.

Galinhos não foi mesmo feita para se aproveitar com pressa. Foi o que percebeu a angolana Clara Pinto Machado, de 54 anos, quando chegou ao vilarejo, 14 anos atrás. Ela investiu na charmosa Pousada Chalé Oásis – Spa da Alma, cuja decoração kitsch confere uma atmosfera acolhedora ao espaço, localizado à beira do braço de mar – ou rio, como chamam os nativos. “Recebo as pessoas como se fossem hóspedes em casa. Quando um cliente vai embora, eu choro. E às vezes ele também. Esta cidade tem uma energia diferente”, comenta.

A união dos habitantes em favor do turismo fez o lugar passar por mudanças e perder alguns de seus pescadores. Não por isso, porém, faltam peixes frescos nas refeições. Sobretudo o dourado e o peixe-galo, espécie que inspirou o nome do local.

Caminho de Buggy para São Miguel do Gostoso.
Dois passeios de barco permitem descobrir as águas da região: o tradicional conduz grupos por um roteiro que se inicia nas imensas salinas (as dunas brancas de sal grosso) e segue até as Dunas do Capim, onde é possível boiar no mar com alta concentração de sal. Em seguida, há um clássico tour de bugue com uma pausa para o almoço no vilarejo de Galos, mais especificamente no Restaurante da Irene, o mais famoso da área.

A segunda opção – imperdível, diga-se – é feita a bordo de uma canoa movida a motor. A embarcação é comandada por Júnior Tubarão, que, aos 25 anos, já é uma das lendas vivas de Galinhos. Ao longo do passeio, ele mergulha e “captura” cavalos-marinhos, estrelas-do-mar e peixes-morcego, sempre com cuidado para não retirar os animais da água. Quando adentra o mangue, colhe ostras para degustação com azeite e limão. Passageiros da canoa do Tubarão podem até comer ceviche e sashimi de peixes pescados no dia.

Peixe Serra.
Júnior Tubarão (nativo de Galinhos), ostras no mangue de Galinhos.
Quando chega a hora de fazer as malas rumo à vizinha São Miguel do Gostoso, vale madrugar. É preciso aproveitar a maré baixa da manhã para vencer o percurso, que conta com paradas incríveis. Alguns exemplos são o vilarejo de pescadores Caiçaras, as grutas Pedras dos Três Irmãos e a Praia do Marco do Descobrimento. Um dos mais famosos pesquisadores potiguares, Lenine Pinto, defende, em seu livro Reinvenção do Descobrimento, que os ventos alísios da Europa não levaram as caravelas portuguesas à Bahia, mas sim à cidade de Touros, onde fica o Marco. Pode ser só uma tese, porém os moradores dali a recitam como se fosse hino.

Gostoso é o paraíso dos velejadores, ainda que haja controvérsias sobre onde estão os melhores ventos. Em Galinhos eles são mais fortes. Mas o esportista italiano Paolo Migliorini, de 41 anos, e há 15 no Brasil, diz que “não necessariamente os mais fortes são os ideais para velejar”. Em 2005, ele montou ali a Dr. Wind, sua escola de kite e windsurfe. “Eu sempre quis ‘morar no verão’, e bom vento é algo raro de se encontrar”, explica. Além das aulas, o espaço oferece aluguel de equipamentos e possui uma lanchonete com saladas e açaí para os atletas reporem as energias.

Praia do Farol Galinhos - RN.
Amanhecer no píer da praia de Galos, Galinhos - RN.
É bem verdade que os esportes náuticos foram a causa do início da vida turística local – praticantes começaram a desbravar suas águas e  seus ventos no fim da década de 90. Mas quem não leva jeito para tais manobras não tem com o que se preocupar. Gostoso guarda banhos maravilhosos em suas principais praias: do Maceió, da Xêpa, do Cordeiro e de Santo Cristo. E para desfrutar o sol que se põe magicamente, a dica é ir de quadriciclo à Praia de Tourinhos e subir as falésias. A recompensa é observar, de camarote, o dia cair devagar com reflexos dos raios sobre os surfistas.

Genesis beach bar, Praia da Xepa, São Miguel do Gostoso - RN.
A chegada da noite na cidadezinha também é recheada de boas opções para um jantar ou drinks. Nas travessas da Avenida dos Arrecifes, a principal dali, há alternativas para todos os gostos: desde o Spaço Mix Batataria e Pizzaria ao tradicional La Brisa, onde é possível provar o arroz de polvo e camarão feito por Leonardo Godoy, de 75 anos, o primeiro habitante de Gostoso. Mas o destaque vai para o Génesis Resto Bar. A sommelière Fabiana Dall’Onder e a chef Priscyla Jansen capricharam na carta de cervejas, no cardápio e no ambiente customizado. O local é uma ótima escolha para encerrar a viagem que, certamente, não será a última que você fará pela região.

Kitesurf na ponta do Santo Cristo, São Miguel do Gostoso - RN.
Pescadores, Praia de Caiçara entre Galinhos e São Miguel do Gostoso.
Onde ficar

Pousada Chalé Oásis – Spa da Alma
Conta com nove chalés decorados com a temática dos planetas do Sistema Solar. Tem um restaurante delicioso aberto ao público para café, almoço e jantar.
R. Beira Rio, s/nº, Galinhos
84 3552 0024   oasisgalinhos.com

Pousada Peixe-Galo
Situada em Galos, a 10 minutos de Galinhos de bugue, está em um local privilegiado, de onde dá para observar o mar e as estrelas.
R. da Candelária, 30, Praia de Galos
84 3206 8841   pousadapeixegalo.com.br

Pousada dos Ponteiros
Destaque para os amplos chalés, o agradável mirante com vista da praia e o minispa.
Enseada das Baleias, 1000, Praia do Maceió
84 3263 4007   pousadadosponteiros.com.br

Pousada dos Amores
A 7km de Gostoso, é um paraíso pé na areia. Bangalôs com piscinas individuais de borda infinita separam o hóspede do mar tranquilo. Além disso, o excelente restaurante e o serviço atencioso fecham a perfeita estada.
R. Principal, 7, Praia de São José
84 3693 2027   enseadadosamores.com.br



Onde comer

Restaurante Dona Irene
Ao lado da Pousada Peixe-Galo. Os preços módicos do self-service também são para os peixes frescos e apetitosos frutos do mar.
R. da Candelária, s/nº, Praia de Galos
84 3553 2016

Génesis Resto Bar
É o restaurante mais charmoso de Gostoso. Prove o sanduíche de lagosta ou o peixe ao molho de camarão com banana cozida e feijão-verde. Para acompanhar, escolha uma cerveja artesanal.
R. Praia da Xêpa, 86, são miguel do gostoso
84 9932 2322

La Brisa
O carro-chefe é o arroz com polvo e camarões, receita que o dono, Leonardo Godoy, aprimorou ao longo dos anos.
R. dos Búzios, 175, são miguel do gostoso
84 3263 4163


Passeios

Galinhos
Bugue/Buggy
Marque tours diretamente com Ecinho, líder da Associação dos Bugueiros.
84 9117 4705

Júnior Tubarão
Faça um passeio de barco com direito a um tour pelos mangues e degustação de ostras e peixes frescos.
84 9110 2965

Gostoso
Quadriciclo/ATV tour
O trajeto do centro da cidade até a Praia de Tourinhos tem a dose certa de aventura e belas paisagens.
Agência Windcab, Av. dos Arrecifes,
1120, Centro    84 3263 4359


Como ir

A Azul oferece diversos voos diretos para Natal. A capital potiguar está a 160km do estacionamento Pratagil, de onde saem barcos para Galinhos.


Por: Renata Reps
Fotos: Andrea D’Amato
março 01, 2015
by Equipe Azul
in Viagem


PUBLICIDADE




Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
ESTAMPARIA 2F ARTIGOS PERSONALIZADOS

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE