ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DISPUTAM INGRESSOS PARA JOGOS DA COPA EM NATAL.


O desejo de assistir a um jogo de Copa do Mundo parece estar mais perto de se tornar real para alguns estudantes natalenses. Apesar de muitos não terem a chance de ver a seleção que queriam, todos garantem que não vão rejeitar, caso ganhem um dos 1.406 pares – 2.812 ingressos – que serão sorteados entre estudantes da rede pública de ensino na capital potiguar. Esse total será dividido entre instituições do Município e do Estado, a partir de sorteio feito pelo governo federal, tanto em relação às instituições participantes, quanto para a listagem dos alunos que serão contemplados com as entradas.

Conforme lista divulgada na última quinta-feira, 11 escolas da administração municipal vão dividir 512 ingressos entre seus estudantes. Os demais 2.300 tickets serão repartidos entre 46 escolas estaduais locadas em Natal. Ao todo, serão 24 mil pares, ou 48 mil ingressos distribuídos em 901 escolas públicas de cidades-sede da Copa do Mundo 2014.

De acordo com o regulamento do governo federal, as escolas seriam avisadas até dez dias úteis após o sorteio, ocorrido no último dia 3, mas três escolas que constam na lista foram visitadas pela reportagem e nenhuma sabia que haveria a distribuição dos ingressos. Apenas uma, a Escola Estadual Professor Luís Soares, sabia do sorteio, mas foi informada no início da tarde de ontem. Mas, em todos os casos a notícia não havia chegado às salas de aula.

Na Escola Municipal Vera Lúcia Soares Barros, no bairro Pajuçara, os alunos do 5º ano, com média de 10 anos, que nunca foram a um estádio de futebol, ficaram animados e pensativos ao mesmo tempo. Muitos mal conseguiam se imaginar presenciando uma partida de Copa do Mundo. Apesar de não ser para os jogos do Brasil, desejo unânime dentro da sala de oito alunos, todos disseram que não rejeitariam as entradas, caso ganhassem. A escola receberá 42 ingressos para o jogo entre Gana e Estados Unidos, dia 16 de junho.

Já na Escola Estadual Professor Luís Soares, em Dix-Sept Rosado, os 490 alunos matriculados, do 6º ao 9º ano, vão concorrer a 50 ingressos para a partida entre Japão e Grécia, no dia 19 de junho.

As amigas Jéssica, Talita e Rafaela, todas de 16 anos, gostam de futebol e queriam mesmo era ver um jogo do Brasil. Dos jogos que ocorrerão em Natal, Talita Cassiano tem outra preferência. “Iria para o jogo [entre Japão e Grécia], mas queria mesmo o jogo Itália e Uruguai”. Das três, apenas Rafaela não conhece a Arena das Dunas. 

Quatro anos mais novo, Felipe Castro, do 6º ano, também conheceu a Arena das Dunas em partidas de equipes potiguares e garante que não rejeitaria os ingressos, se fosse sorteado. O colega Geovani Silva não conhece o estádio e não conteve a alegria ao pensar em um dia presenciar uma partida do mundial, apesar de não pensar que poderia ser em Natal. Igor, 8 anos, que estuda o 5º ano na Escola Municipal Vera Lúcia Soares Barros, no Pajuçara, também nunca foi a um estádio de futebol e já ficou ansioso ao saber do sorteio.

Durante o dia de ontem, a reportagem procurou outras escolas, como as municipais Chico Santeiro, no bairro Nordeste, e a Nossa Senhora da Apresentação, no bairro de mesmo nome. Os diretores das duas unidades não tinham sequer conhecimento de que a escola fora contemplada pelo sorteio. Outras escolas, como a Estadual Felizardo Moura, nas Quintas, e a Estadual Senador Dinarte Mariz, em Mãe Luíza. As duas estavam fechadas. A primeira, nos dois turnos, e a outra à tarde.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seec), os diretores de escolas estaduais contempladas na lista do governo federal foram avisadas durante o dia de ontem para que cumpram os trâmites necessários. Já a Secretaria Municipal de Educação afirmou que não teve conhecimento de quais unidades foram sorteadas e que não tinha conhecimento de qualquer prazo a ser cumprido.

Enquanto os alunos aguardam com expectativa os resultados, o Ministério da Educação não divulgou data que será publicada ou anunciada a lista de alunos contemplados.

Fonte: Site Tribuna do Norte.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
ESTAMPARIA 2F ARTIGOS PERSONALIZADOS

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE