PROTESTO AMEAÇA COMPLICAR TRÂNSITO PRÓXIMO AO VIADUTO DO BALDO.


Sindicalistas e participantes de movimentos populares estão organizando um protesto para hoje, nas proximidades do viaduto do Baldo. Reivindicando melhorias para o transporte público de Natal, o ato terá concentração às 17h, na Av. Coronel José Bernardo, Praça Tamandaré, situada no Baldo em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Rio Grande do Norte - SINTRO, próximo ao viaduto do Baldo. Ainda não há divulgação do itinerário da caminhada. 

O ato de hoje está sendo organizado pelo Sindicato dos Alternativos do RN (Sitoparn), motoristas de ônibus em grupo de oposição à diretoria atual do Sintro, Movimentos de Juventude (LEVANTE, ANEL, JUNTOS, MPL, COLETIVO CONSTRUÇÃO, DCE-UFRN, CSP-Conlutas) e conta com a presença do Movimento dos Sem-Terra. Pela internet, os organizadores estão convocando os membros de seus grupos e a população para a manifestação. Num evento criado em página do Facebook, dos 4 mil convocados, até noite de ontem, 98 tinham confirmado participação.

Foram colocadas três opções de trajeto, a partir do Baldo: Câmara Municipal de Natal, sede da Prefeitura de Natal - Palácio Felipe Camarão, ou sede do  Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Pasageiros do Município de Natal (Seturn). Quanto a possibilidade de paralisação do trânsito com os automóveis, o presidente do Sindicato dos Alternativos do RN  Sitoparn, Pedro Neto, não confirmou e não negou. “Não está nada planejado para paralisar o trânsito, mas também não esta descartado”, disse. 

Nesta última sexta-feira, um ato do Sintro reteve o trânsito em três bairros da cidade (Lagoa Seca, Alecrim e Ribeira) por três horas. Ao final de 2013 os permissionários bloquearam o cruzamento das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira por mais de três horas. Para controle do trânsito, já informada sobre o protesto, a Semob se organiza com um efetivo de 18 agentes de mobilidade para acompanhar a caminhada. O número pode sofrer alteração de acordo com a demanda, informa Rogério Leite, chefe de trânsito da Semob.

Segundo Pedro Neto, a luta foi “ampliada” com a união dos grupos que com reivindicações específicas  convergem no mesmo tema, transporte público. “Estamos unindo as forças para combater os mesmos atores”, diz. 

Para amanhã, está em pauta de reivindicação a implementação da bilhetagem eletrônica unificada de imediato; o fim da terceirização dos alternativos para o Seturn; mais circulares para maior mobilidade dos alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; fim da dupla função, mantendo o motorista e cobrador; contra o aumento da tarifa e pedido de saída do  Seturn.

 O novo ato não leva em consideração o pedido de liminar expedido pelo Ministério Público ao final de março, deste ano. A Promotora do Meio Ambiente, Rossana Sudário, requereu à Justiça Federal a proibição de protestos que alterem o trânsito por responsabilidade do Sitoparn. Como também, a obrigatoriedade do poder público Estadual e Municipal de intervir de imediato numa ocorrência de interdição de trânsito. “Da minha parte já fiz tudo que podia fazer, agora é com o juiz”, declara Rossana Sudário, promotora do meio ambiente.

O processo de número 0802819-51.2014.8.20.001 foi distribuído a 3° Vara da Fazenda Pública, e está sob a responsabilidade do juiz Geraldo Mota. O representante jurídico do Estado já foi ouvido, para esclarecimentos, e hoje se encerra o prazo para o município. De acordo com informações da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça, caso não haja o esclarecimento do município o processo terá continuidade com as informações colhidas. Não há previsão de celeridade no pedido, em virtude da manifestação marcada para hoje, pois não consta nos autos a informação do protesto.

Fonte: Site Tribuna do Norte
Reportagem: Daísa Alves
Imagem: Magnus Nascimento

Comentários

  1. Sindicalistas e participantes de movimentos populares estão organizando um protesto para hoje.

    ResponderExcluir
  2. BlogGalinhosOnline29 de abril de 2014 11:12

    Sindicalistas e participantes de movimentos populares estão organizando um protesto para hoje

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
ESTAMPARIA 2F ARTIGOS PERSONALIZADOS

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE